Parcerias

O Centro Universitário Vila Velha passa a desempenhar um papel-chave na definição do direcionamento e implementação de ações que visem a cidadania. No NUARES, esta é uma prática que passou a ser valorizada, abrindo espaço para a construção compartilhada, onde participam todos os alunos, incluindo líderes políticos e governamentais, organizações religiosas, grupos comunitários e cidadãos interessados, constituindo uma rede articulada de parceiros que queiram garantir os direitos humanos para a promoção da cidadania.

Prática cada vez mais valorizada, devido ao espaço para a construção compartilhada de estratégias, requerem novas formas de governanças, que levam em conta a participação dos setores públicos e privados e da sociedade civil organizada.

Essas novas relações Sociedade-Estado credenciam novos atores no processo de articulação e construção de políticas públicas, requerendo novas formas de governança que levam em conta a participação dos setores públicos e privados e da sociedade civil organizada.

Trata-se, portanto, de uma dinâmica permanente de construção de um novo relacionamento de diversos parceiros, incluindo o governo e a sociedade, de movimentos sociais, representantes de organizações não-governamentais, intelectuais e especialistas no tema. A UVV, além de ter uma equipe de professores de diversas disciplinas, tem dois professores com dedicação ao NUARES, que têm a função de coordenar e articular suas ações dentro e fora da Universidade, promovendo ajustes metodológicos e monitorando cada etapa do projeto.

O ACNUR, dentre de suas atribuições de formular e conduzir políticas de acolhimento de refugiados, destacou o projeto como uma iniciativa pioneira no Espírito Santo para implementar ações que promovam em nível nacional e internacional suas condições.

Deixe um comentário